Quem pode participar de uma pesquisa clínica?

Compartilhe:

Para todos aqueles que querem e podem de alguma forma participar de uma pesquisa clínica é indispensável que se atentem a alguns fatores que podem garantir ou não essa participação.

Em um primeiro momento é importante saber que nem sempre, ao se inscrever em um estudo clínico, o voluntário será convocado. Isso porque o seu perfil será analisado entre os profissionais que irão conduzir a pesquisa, e somente eles terão a possibilidade de escolher dentre todas as inscrições quem são as pessoas ideais para dar seguimento ao processo.

Nesse sentido, qualquer cidadão pode participar de uma pesquisa, desde que esteja adequadamente esclarecido de como ela funciona. Ele precisa estar a par de todas as etapas e procedimentos pelos quais será submetido, além de possíveis riscos que podem acontecer e seus direitos e deveres como voluntário de pesquisa. 

Assim, para participar de uma pesquisa clínica, o voluntário e/ou responsável legal deverá ser orientado e se, estiver plenamente de acordo assinar um documento denominado Termo de Consentimento Livre e Esclarecido antes de ser submetido a qualquer procedimento relacionado ao estudo. 

É muito comum as pessoas pensarem que em um estudo clínico, aquele que se voluntaria estará colocando sua vida em risco em prol do progresso…

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência no nosso site. Acesse a nossa Política de Privacidade para saber mais. Ao usar o nosso site, você concorda com o uso de cookies.